
LEONISMO – SEGUNDO SÉCULO
Minha família leonística, família que Deus permitiu escolhesse como minha, somos da mesma família, usamos o mesmo distintivo.
O ano leonístico passa rápido, mais uma vez: “Ano Novo, Vida Nova”. É como uma corrida de revezamento cujo objetivo é o mesmo e identifica a ação da equipe: a linha de chegada.
No Lions, os estandartes(bastões) foram passados em toda sua estrutura organizacional, com o indispensável treinamento, o sentimento de equipe e a força do nós, durante o percurso: Nós Servimos (“We Serve)”.
Ao iniciar essa matéria para publicação pelo Distrito LA-4,no Ano Leonístico 2017-2018,com uma inquestionável e reconhecida atuação, orgulho para todos nós leões, deparei-me com a página de um horóscopo que predizia:- “A lua fala da beleza dos relacionamentos em que o desejo de um é capaz de respeitar a personalidade do outro, de colocar em equilíbrio os interesses próprios e dos outros. Todos temos interesse. A lua atual mostra que o verdadeiro conhecimento consiste em lidar com sabedoria a corrida dos acontecimentos e que a beleza das parcerias está em cada um manter a sua independência e personalidade”.
Interessante, considerei o texto muito sugestivo e próprio para o que desejava deixar registrado neste artigo. Ainda no curso do desenvolvimento da idéia, lembrei-me que, outro dia, não faz muito tempo, li uma citação do Papa Francisco com os seguintes dizeres:
- “Os rios não bebem sua própria água, as árvores não comem os seus próprios frutos, o sol não brilha para si mesmo e as flores não espalham seu perfume para si. Dessa forma, viver com os outros é uma regra da natureza”.
O Papa Francisco deseja afirmar a nossa interdependência, nós dependemos uns dos outros.
Foi exatamente assim que nasceu a centenária Associação Internacional de Lions Clubes, Melvin Jones – o fundador, um corretor de seguros, olhou a seleta plenária e sonhou:
- O que seria se pessoas tão bem sucedidas como estas se dispusessem a trabalhar pela sua comunidade?’.
Talvez, nem ele se desse conta da grandiosidade dessa sua projeção, como pessoa além do seu tempo como costumamos dizer dos grandes criadores:-Quando eu melhoro a qualidade de vida da minha comunidade estou melhorando a minha também.
Contudo, agilmente, os tempos vão mudando, os conceitos se amoldando a eles e as periódicas avaliações nos levam a efetuar alterações e adequações inevitáveis e necessárias. Temos que buscar efetuá-las com inteligência e objetividade. No Lions não é diferente, conseguimos vencer um século e nos voltamos para a realidade no segundo século. Suas lideranças trataram de pesquisar o mundo no sentido de ser mais eficiente e atual para continuar fazendo a diferença e tratou de se apegar ao foco principal, o serviço prestado.Montou, então, um plano estratégico, que denominou LCI Adiante, que guiará Lions Internacional rumo ao sucesso desejado. Esse plano foi desenvolvido pelo Comitê de Planejamento a Longo Prazo, mas contou com a extensiva participação da diretoria, dos funcionários, de leões do mundo todo, além de muitos outros estudos e planos de desenvolvimento organizacionais.
As questões estratégicas incluem a necessidade de aprimorar operações existentes e considerar novas prioridades, acompanhando as mudanças sociais e demográficas significativas. Se tornou fundamental que a Associação continue a fortalecer operações atuais, o impacto nos serviços humanitários, as operações de clubes e a exposição ao publico, para expandir a marca Lions e explorarmos novos horizontes humanitários.
Inicialmente, a meta de atendermos duzentos milhões de pessoas por ano adicionando novas maneiras de servir, idealizada em nova estrutura organizacional. A criação da Equipe de Ação Global, a nível internacional, englobando a Equipe Global de Aumento de Associados, a Equipe de Liderança Global e a Equipe de Serviço Global, também recém-criada, uma vez que o serviço é a razão da existência da Instituição Lions.
Por oportuno, não temos tido problemas com ingresso de associados, temos crescido mais de dez por cento todos os anos, o gargalo é a evasão que deve ser enfrentada. Da mesma forma, a importância de ninguém assumir uma função sem conhecê-la, para que, ao terminar o mandato, não use o lugar-comum:-Agora eu poderia ser presidente, governador. Destaque-se que nessa ação a bibliografia melhorou excepcionalmente. Hoje, no site de Lions se encontra respostas para todos os assuntos. O cuidado é com o que não está escrito.
Essa estrutura com foco no serviço oferecerá aos clubes, aos leões, novas maneiras de atender a nossa Declaração de Visão:-Ser líder mundial em serviços comunitários e humanitários.
Finalmente a intenção de buscar a satisfação do associado, a sua qualidade e identidade com Lions, de forma a sermos conhecidos e reconhecidos, no mundo.
“A vida é boa quando você está feliz, mas a vida é melhor quando os outros estão
felizes por sua causa”.- Papa Francisco.
CL LUIZ GERALDO FIGUEIRA
Diretor Internacional – 2016/2018
Mensagem do Diretor Internacional

Sites Parceiros
Para envios de relatórios online, clique aqui